CURSO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO – INDUSTRIAL E HOTELARIA
OBJETIVOS
O CURSO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO – INDUSTRIAL E HOTELARIA, tem como objetivo otimizar a manutenção, atender as normas da vigilância sanitária e controle de normas além de reduzir desperdícios, perdas e prejuízos financeiros.
PÚBLICO ALVO
Este curso é destinado Gerentes, Profissionais que estejam envolvidos direta ou indiretamente com a gestão de Manutenção e Melhorias de Processos e as possibilidades de aplicação de Aplicação de TPM -Total Productive Maintenance.
Idade mínima 16 anos- Conhecimentos equivalentes ao Ensino Fundamental completo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / Portaria nº 3.523/GM, de 28 de agosto de 1998
1 – A Manutenção Como Função Estratégica.
1.1 – Estrutura e Política da Manutenção.
1.2 – Engenharia de Manutenção e Operação de Manutenção.
1.3 – Qualidade e Produtividade na Manutenção.
1.4 – Manutenção Planejada, Preventiva e Preditiva.
1.5 – Manutenção Centrada em Confiabilidade – MCC.
1.6 – Gestão da Manutenção Classe Mundial.
2 – Gestão de Ativos e a Função Manutenção.
2.1 – O que a Gestão de Ativos e qual sua importância?
2.2 – Gestão de Ativos e a função Manutenção.
2.3 – NR 13 – Vasos de Pressão;
2.4 – NBR 16401-3 – Instalações de Ar Condicionado – Sistemas Centrais e Unitários;- PMOC – 2.5 – Implementação da Gestão de Ativos.
3 – Planejamento e Organização da Manutenção.
3.1 – Planejamento de Recursos – Financeiros, Mão de Obra, Materiais, Terceiros.
3.2 – Dimensionamento das equipes.
3.3 – Discriminação e sequenciamento das atividades.
3.4 – Gerenciamento de Risco.
3.5 – Gerenciamento de Custos da Manutenção.
3.6 – Gerenciamento da Rotina do Trabalho da Manutenção.
3.7 – Sistemas de Controles da Manutenção.
4 – Integração Engenharia de Manutenção.
4.1. Manutenção no contexto das modernas filosofias de Gestão Industrial.
4.2. OEE como Indicador Integrador das Áreas.
4.3. TPM – Aplicação TPM – Total Productive Maintenance
4.4. Melhoria Contínua (Kaizen ) e a atuação integrada entre as áreas.
CARGA HORÁRIA 20(vinte) horas – on line
CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS- MODELO – PDPS
OBJETIVOS
O CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS – Visa Otimizar o Desenvolvimento de novos Produtos e Serviços sabendo o “como” proceder saindo de uma situação inicial para uma situação almejada no desenvolvimento de novos Produtos e Serviços.
PÚBLICO ALVO
Gerentes, Profissionais que estejam envolvidos direta ou indiretamente com a gestão de Desenvolvimento de Produtos e Serviços
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO /
Definição de desenvolvimento de produtos
• Produto e Serviço / Clientes, stakeholders e ciclo de vida / Valor e Cadeia de Valor
• O que é desenvolvimento de produtos?
Características do processo e gestão
• Processo, operação ou projeto /Relação com desenvolvimento de tecnologia e outras características /Tipos de desenvolvimento e suas implicações
• O que é gestão de processo?
• Modelo de referência para a gestão do processo PDPS
Estratégias, ideias, conceitos, visão e propostas
• Planejamento da inovação: identificar oportunidades / Planejamento da inovação: gerar conceitos / Planejamento da inovação: definir propostas de projetos de desenvolvimento / Planejamento de portfólio de projetos
Planejamento do projeto e requisitos
• Planejamento do projeto / Planejamento com base em modelo de referência/Requisitos dos clientes / Requisitos dos produtos e serviços / Gestão de requisitos
Projeto Conceitual
• Obtenção de soluções / Arquitetura do produto e modularização / Plataforma e padronização/ Estratégias conforme o tipo de item e nível de estruturação do processo
Projeto detalhado
• Comparação entre o projeto conceitual x detalhado e os ciclos do projeto detalhado
• Ciclos de detalhamento, de processo, de aquisição e engenharia simultânea / valiação e validação do produto, integração e gestão da configuração / Estrutura do produto, atividades adicionais e serviços integrados
Produção de Produtos e Serviços
• Preparação da produção / Lançamento do produto, serviço e fase inicial de comercialização / Atividades genéricas / Pós-desenvolvimento
Disciplinas / áreas de conhecimentos
• Visão DfX / Gestão da configuração, manutenabilidade, confiabilidade, testes e análise de falhas / Gestão de parcerias. Pessoas, organização e gestão do conhecimento / Uso da tecnologia de informação e comunicação / 2 CAD / CAE / CAM e manufatura virtual
CARGA HORÁRIA 20(vinte) horas – on-line
NORMA REGULAMENTADORA NR-13 CALDEIRA E VASOS DE PRESSÃO
OBJETIVOS
O Treinamento NR-13 visa capacitar operadores da caldeiras e vasos de pressão atendendo a Norma Regulamentadora,aumentando a segurança de operação e por consequência reduzindo prejuízos financeiros.
PÚBLICO ALVO
Profissionais que estejam envolvidos direta ou indiretamente com a gestão de operação, materiais, manutenção e segurança de caldeiras e vasos de pressão.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Noções de grandezas físicas e unidades;
Equipamentos de processo;
Eletricidade;
Instrumentação;
Operação da unidade;
Primeiros socorros;
Legislação e normalização.
CARGA HORÁRIA
40 ( quarenta) horas