A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução é uma expressão que engloba tecnologias de automação, inteligência nos processos e também troca de dados. Esta visão, juntamente com o conceito de “Fábricas Inteligentes”, pode ser aplicada em diferentes modelos de negócios, dentre eles a construção civil, hotéis, hospitais entre outros. Os sistemas se comunicam e cooperam entre si em tempo real por meio da computação em nuvem. Cloud based Manufacturing and Internet of Things (Fabricação baseada em nuvem e Internet das Coisas) caracterizam esse conceito e apontam para a criação de redes inteligentes que poderão ser controladas de maneira autônoma ao longo de toda a cadeia de valor. Diante dessa nova forma de pensar, os processos e o funcionamento passam a ser totalmente integrados definindo os fatores de competitividade e a interação com o futuro.
GESTÃO DE PROCESSOS 4.0
Dentro do contexto de redução de custos, os problemas mais complexos exigem soluções de inovação tecnológica e de engenharia especializada. O desenvolvimento de projetos específicos de melhoria de equipamentos, processos e aplicação de técnicas de Pesquisa Operacional resolvem gargalos crônicos de produção, que há muito tempo limitam a eficiência dos processos. Destina-se a Organizações que entendem a importância da aplicação do conhecimento e da tecnologia como fator decisivo para aumento de eficiência. – OBJETIVOS: Melhorar um processo fabril ou administrativo com foco no aumento da eficiência e diminuição de perdas de qualquer tipo, seja perda de tempo, material, energia, etc.
– Forma de aplicação:
Uma equipe de profissionais especializados realiza o estudo dos problemas específicos, mapeamento dos processos, atividades e aplica ferramentas técnicas e de análise de dados. O produto final deste processo é um equipamento novo, melhoria de um equipamento existente ou um software dedicado à otimização do processo.
– Ferramentas utilizadas:
-
-
- Mapeamento de Processos e Oportunidades de Redução de Consumo de Recursos;
- Análise de Viabilidade Econômica de Melhorias;
- Sistema de Aquisição de Dados Computadorizado;
- Pesquisa de Fornecedores e Projetos de Equipamentos Específicos;
- Modelagem de Processos;
-
GESTÃO DA MANUTENÇÃO 4.0
Planejar, gerenciar e organizar o departamento de manutenção requer sistemas modernos, confiáveis, profissionais capacitados e modelagens de referência. Isto é fundamental para a empresa competir no mercado globalizado. A diversidade de atividades realizadas no departamento de manutenção quer seja na área gerencial e de planejamento, ou na área técnica de execução de serviços, exige uma sistematização que atenda às necessidades de cada empresa, proporcionando recursos suficientes para implantar na prática soluções modernas e efetivas.