Ozônio no Ambiente Hospitalar e Higienização de Roupas Frente ao Combate do Coronavirus

Ozônio no Ambiente Hospitalar e Higienização de Roupas Frente ao Combate do Coronavirus

O Ozônio é um poderoso desinfetante que existe na natureza, sem resíduos ou contraindicações. Pode ser aplicado em diversos setores: altamente indicado para hospitais, restaurantes, escolas, hotéis, empresas e residências.

Países como: EUA, Espanha, Inglaterra, Alemanha, entre outros, prevê a utilização de Ozônio na substituição de produtos químicos tradicionais, de forma ecológica é possível combater: bactérias, vírus, esporos e fungos. Assim como neutraliza odores da matéria em decomposição.

O Ozônio é altamente desinfetante e oxidante, tem a capacidade de destruir agentes patogênicos, como: Giardia, Salmonella, E-coli, Listeria e Cryptosporidium. Elimina estafilococos, bacilos do cólon, estreptococos, toxinas do tétano etc. 

Quando utilizado na água reduz os ciclos de lavagem realiza uma desinfecção eficaz em vestuário hospitalar: lençóis, pijamas, camisolas, cobertores etc. A adição de produtos químicos durante a lavagem é muito menor.

Para áreas que possuem odores fortes como depósitos de lixo e banheiros a ação do Ozônio no ar confere limpeza e oxigenação dentro das instalações. Isso se aplica também a cozinhas, pois além da melhora da qualidade do ar, livra o ambiente de vírus, bactérias e fungos. 

No ambiente hospitalar a instalação de geradores de ozônio é altamente recomendada para: 

  • Salas de espera: evita a transmissão de doenças entre os pacientes e acompanhantes;
  • Centro cirúrgico: reduz o risco de contaminações e infecções;
  • UTI: reduzir contaminantes e potencializa a oxigenação do ambiente.

A Anvisa recomenda o uso de geradores de Ozônio por sua ação microbicida, desodorante e aumento de oxigenação. 

Para ambientes hospitalares o uso do ozônio é uma forma ecológica de tratar tanto o ar do ambiente, como a água utilizada.

AYZER firma acordo como distribuidor autorizado OZONIC para o Sul do País

AYZER e OZONIC firmaram acordo para direcionar e apoiar Soluções Integradas de Biossegurança principalmente no combate preventivo do coronavírus. Fundada em 1989, a Ozonic é pioneira na fabricação de Geradores de Ozônio e possui tecnologia 100% própria. A OZONIC é Membro da International Ozone Association e segue à risca a Filosofia Kaizen (melhoria constante) e desenvolve equipamentos para indústrias, hotéis, hospitais e agricultura, dentre outros, na utilização de Ozônio. O acordo da AYZER e a OZONIC contempla  a distribuição de produtos para o Sul do país e soluções integradas de biossegurança, projetos e atuação em desinfecção hospitalar e veterinária, Higienização de ambiente e veicular, sistemas de Efluentes e sistemas CIP – Cleaning in Place  no qual o processo de limpeza é totalmente automático por meio do sistema de controle que representam níveis  elevados de efetividade, duração e sequência dos meios a serem limpos. Mais informações: contato@ayzer.com.br

OZÔNIO EM ÉPOCA DE PANDEMIA

Prof. Dr. Lauber Martins

Estamos vivendo em tempos extremamente desafiadores que têm exigido tomadas de decisões rápidas com o potencial de consequências duradouras. Estamos todos de uma forma ou de outra envolvidos na batalha contra o novo Coronavírus, causador da COVID-19. 

Infecções virais podem ser contraídas em ambientes e espaços onde há grande concentração ou circulação de pessoas como por exemplo hotéis, escolas, creches, restaurantes, transporte, espaço público e hospitais. Isto se deve a presença de diferentes mircroorganismos no ar de tais ambientes como o influenza (gripe), rinovírus o que geralmente causa o resfriado comum (aumentando o risco de contrair doenças bacterianas como pneumonia), adenovírus (causadores de conjuntivite e bronquite) e enterovirus (principal agente causador da meningite viral).

Várias medidas podem ser tomadas para combater o contágio em ambientes fechados, desde o uso de equipamentos de proteção pessoal (a etiqueta respiratória) a limpeza e desinfecção constante de superfícies com desinfetantes, como o álcool ou hipoclorito de sódio e o tratamento do ar. Embora efetivo, hipoclorito de sódio é agressivo a mucosas e também é corrosivo e a desinfecção com álcool exige a fricção de todas as superfícies por 30 segundos, ambos exigindo profissional treinado, paramentado, seguindo estritamente as normas de desinfecção de ambientes, ou seja, é pessoa dependente. Dessa forma, o tratamento do ar ainda é altamente indicado para a desinfecção de ambientes e de superfícies. O gás ozônio (O3) tem a capacidade de destruir ou desatiar vírus e bactérias e por estar no estado gasoso, tem a capacidade de alcançar regiões de difícil acesso onde a desinfecção convencional não alcança com facilidade.  

O ozônio neutraliza bactérias através da oxidação de camada fosfolipídica e lipoproteica da membrana celular bacteriana causando sua destruição. O ozônio inibe o crescimento de fungos em certos estágios. Em vírus, o ozônio ainda danifica a camada lipoproteica que envolve o seu material genético interferindo no ciclo reprodutivo do vírus interferindo no contato vírus-célula [1]. Estudos científicos estão sendo realizados do efeito do ozônio contra o coronavírus, porém  sua eficácia contra os demais micro-organismos já comprovados o torna relevante para a desinfecção e esterilização de ambientes onde haja a circulação de pessoas no caso de hotéis.

[1] Elvis AM, Ekta JS. Ozone therapy: A clinical review. J Nat Sci Biol Med. 2011;2(1):66–70. doi:10.4103/0976-9668.82319

Ayzer Soluções Integradas firma parceria com o Prof. Dr Lauber Martins da Andrews University (Michigan, Estados Unidos)”

Dr Lauber Martins é Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná e também Mestre em Engenharia Mecânica com especialização em processos térmicos e químicos formado pela mesma Universidade. Em 2012 se formou doutor em engenharia mecânica pela Florida State University (Estados Unidos) onde também atuou como um dos pesquisadores do Center for Advanced Power Systems – CAPS. Logo em seguida, inciou o pós-doutorado no Departamento de Engenharia Mecânica e Aeronáutica na University of Pretoria (África do Sul) e depois de concluído o pós-doutorado assumiu a posição de Professor do mesmo departamento onde teve oportunidade de supervisionar trabalhos de design e pesquisas e ministrar aulas para a pós-graduação. Em 2016, voltou para os Estados Unidos e assumiu a posição de Professor do Departamento de Física da Andrews University (Michigan, Estados Unidos), onde supervisionou trabalhos de pesquisas e design dos departamentos de Física e Engenharia Mecânica e também supervisionou trabalhos de pós-doutorado.

Treinamento e Capacitação de funcionários do Hotel Geranium sobre o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle

O tradicional Hotel Geranium de Balneário Camboriú juntamente com a Ayzer Soluções Integradas proporcionou na última semana aos colaboradores do hotel um treinamento ministrado pelo Dr. JC Berndsen referente ao PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, que contempla as áreas de manutenção em sistemas de ar condicionado bem como suas implicações junto a qualidade do ar e a Vigilância Sanitária.  Na ocasião foram abordados temas nos quais propiciaram aos participantes do evento habilitações para compreender e identificar oportunidades de melhorias na operação e controle de ar condicionado, tendo em vista o disposto em Lei Federal e atendimento ao Ministério da Saúde, conforme Portaria n. 3523.

Os temas abordados no treinamento, foram o histórico, embasamentos legais, requisitos, responsabilidade técnica junto ao CREA e as informações necessárias na elaboração das documentações junto aos Órgãos.

Compressores NR-13

Vasos de pressão podem causar diversos perigos entre eles uma explosão. Necessitam ser projetados, fabricados e operados dentro de normas, além de serem inspecionados periodicamente. Trocadores de calor, caldeiras e tanques pressurizados de ar comprimido são exemplos e estão condicionados pela NR-13, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ela é condição legal para se operar vasos de pressão. Por isso preserve a vida antes que seja tarde!!

Ficou interessado?! Entre em contato conosco http://ayzer.com.br/contato/

Encatho & Exprotel 2019 – Como obter maior eficiência e reduzir perdas utilizando a sistemática do Design for Service – DFS

Marcando sua presença no grande encontro da hotelaria e do turismo na região Sul do país, o palestrante Julio Cesar Berndsen tratou do design de serviços, ou seja, como o setor hoteleiro pode projetar o seu serviço. Trouxe para os participantes um modelo que foi criado na tese de doutorado que fez na UFSC em 2018. A partir dessa tecnologia, explica, um hotel pode trabalhar desde a parte inicial, do projeto, até a parte de implementação com esse modelo, que, segundo ele, é adaptável a pequenos, médios e grandes hotéis. “Não é somente a parte da gestão, mas aplicações específicas em gestão de manutenção, desde a aplicação de gestão robótica, gestão de monitoria remota, sensores óticos, entre outros”, comenta.

Berndsen explicou que essa condição auxilia no planejamento, onde se pode perceber a situação atual do hotel e tomar decisões de a que futuro se quer chegar, escolhendo diretrizes e apoios tecnológicos que devem ser traçados. O palestrante complementou que na palestra foi tratado o hotel 4.0 – inovação, velocidade, excelência e adaptabilidade. “Para o mercado competitivo de hoje, estes itens são de suma importância pensando em um design de serviço”.

Ficou interessado?! Entre em contato conosco http://ayzer.com.br/contato/

 

Seminário Científico Encatho 2019 – Soluções e Inovações para Hotelaria

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina- ABIH-SC, o Encontro Catarinense de Hoteleiros- Encatho & Exprotel chega à 32ª edição e acontecerão nos dias, 13, 14 e 15 de agosto de 2019. O objetivo é apresentar as inovações, tendências e perspectivas para a hotelaria e o turismo, sem esquecer que a principal ferramenta de hospitalidade continua sendo o ser humano. O evento irá oportunizar  negócios, qualificação, novidades em produtos e serviços, atualização na operação, gerar networking e divulgar as potencialidades do turismo nacional. (FONTE: http://encatho.com.br/)

Com presença confirmada, Prof. Julio ministrará  o tema: Como obter maior eficiência e reduzir perdas utilizando a sistemática do Design for Service – DFS , no dia 15 de agosto de 2019.

Confira a programação: http://encatho.com.br/programacao/

Faça já a sua inscrição: https://abihsc.iweventos.com.br/evento/encathoeexprotel/home

Como obter maior eficiência e reduzir perdas utilizando a sistemática do Design for Service – DFS

Se inovar é preciso, saber onde e como utilizar produtos/serviços e processos é fundamental para garantir o sucesso de qualquer iniciativa nos empreendimentos. Manter o domínio de processos não é uma tarefa simples. A solução para essa questão, passa pela gestão de projetos utilizando uma metodologia DFS. Essa extraordinária força de planejamento, execução, supervisão, recursos técnicos e equipamentos da organização inclui diversos procedimentos até mesmo legais que auxiliam a prever e solucionar os problemas antes mesmo de surgirem, minimizando assim  possíveis prejuízos e propiciando a redução de  custos. Para isto após vários anos de pesquisa em sua tese de doutorado na UFSC o Prof JC Berndsen está lançando seu novo e-book. Inovação Produtos & Serviços Um modelo utilizando o DFS.

Vale apena conferir!!

Eficiência Energética em Edificações

O processo de globalização e a instauração de uma economia altamente competitiva vêm exigindo das empresas maior eficiência em suas atividades. O uso eficiente da energia elétrica não significa apenas uma redução nas despesas, mas também redução nos impactos ambientais. Além disso, a eficiência energética muitas vezes está ligada a melhoria na qualidade do ambiente de trabalho e do processo produtivo. Fonte: http://www.labeee.ufsc.br/

Abrir WhatsApp
Vamos conversar? Juro que não sou robô!
Olá 👋
Posso te ajudar? Juro que não sou um robô!